quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Escala de Resiliência

A Escala de Resiliência foi desenvolvida por Wagnild e Young (1993), este é um dos poucos instrumentos usados para medir níveis de adaptação psicossocial positiva face a eventos de vida adversos.

Possui 25 itens descritos de forma positiva com respostas tipo Likert de sete pontos: 1 (discordo totalmente) e 7 (concordo totalmente). Os valores totais são obtidos por somatório dos valores das respostas obtidas e podem variar entre 25 a 175, onde valores altos equivalem a elevada resiliência.

O estudo da “Adaptação transcultural, confiabilidade e validade da escala de resiliência” realizado por Pesce, Assis, Avanci, Malaquias e Oliveira (2005). Este estudo foi desenvolvido no Brasil com 997 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, que frequentavam escolas públicas. Os autores do estudo relataram que a consistência interna pelo Alfa de Cronbach foi de 0,80 para adolescentes.

Na escala inicial os itens estão divididos em três factores . O factor I, denominado de “ competências pessoais” contem 17 itens, que sugerem auto-confiança, independência, determinação, invencibilidade, controle, desenvoltura e perserverança.
Os oito itens do factor II, denominado de “aceitação de si mesmo e da vida” representam adaptabilidade, equilíbrio, flexibilidade e perspectiva de vida equilibrada.

Na adaptação os itens foram distribuídos da seguinte forma: o factor I agrupou sete itens de competência pessoal e sete de aceitação de si mesmo e da vida; no factor II apenas dois dizem respeito a competências pessoais e os outros quatro dizem respeito a aceitação de si mesmo e da vida, o factor III agrupou cinco itens de competência pessoal.

A validade de critério foi estabelecida através de estudos da correlação com outras escalas tais como: Escala de auto-estima de Rosenberg, Escala de Satisfação de Vida, Escala de Apoio Social e Escala de Violência Psicológica.


S.

2 comentários:

Paulo Castelar disse...

por favor voces sabem me informar como consigo uma cópia do texto:
Wagnild G, Young HM. (1993) Development and psychometric evaluation of the
Resilience Scale. J Nurs Meas; 1:165-177 swe alguem souber, pode me responder para pcastelar@hotmail.com
muito obrigado

tochter disse...

Sou aluna do Doutoramento de Psicologia no Instituto Superior Miguel Torga(Coimbra/Portugal), e necessito que alguém me concede as escalas existentes de Burnout em português.
Alguém pode me ajudar?
O meu e-mail:anabelacoutinho@sapo.pt
Obrigado