O BriefCope foi criada por Caver, em 1997, como instrumento de medida de estratégias de coping, sendo este constituído por 28 itens distribuídos por 14 escalas. Neste estudo foi utilizado o BriefCope, traduzido e adaptado à população portuguesa por Tapadinhas e Ribeiro (1998).
O BreifCope é constituído por 28 itens, formulados em escalas tipo Likert, com 4 proposições, cotadas de 1 a 4, onde são referidas afirmações que descrevem emoções e comportamentos que as pessoas têm relativamente ao seu trabalho, estes itens são exibidos numa escala, com quatro alternativas possíveis de resposta que são as seguintes: 1 (um) corresponde à resposta “nunca fiz isto”; 2 (dois) corresponde a “faço isto algumas vezes”; 3 (três) corresponde a “faço isto com frequência”; 4 (quatro) corresponde a “faço isto quase sempre”.
A escala BriefCope subdivide-se em 14 sub escalas com dois itens cada que analisam os seguintes âmbitos: Auto-distracção (questões 1 e 19), são questões que estão mais direccionadas para a realização de tarefas com o objectivo de manter a mente ocupada; Coping activo (questões 2 e 7), é um processo que desencadeia no sujeito comportamentos activos com a tentativa de remover ou circunscrever o agente inibidor que é o stress; Negação (questões 3 e 8), é a tentativa de anular ou recusar que o agente de stress que existe e lhe pode provocar desconforto; Uso de substâncias como (questões 4 e11), drogas ou álcool ou outras substâncias aditivas, como fuga do agente estressor; Recurso ao suporte emocional (questões 5 e15), é a procura de apoio moral, compreensão, empatia, amparo noutras pessoas; Recurso ao suporte instrumental (questões 10 e 23), está relacionado com a procura de acolhimento na procura de concelhos, informação sobre como agir; Comportamento de desprendimento (questões 6 e 16), pode ser considerado sempre que o sujeito tem um comportamento de desistência de alcançar algo ou não revela persistência para atingir um objectivo; Expandir (questões 9 e 21), Reorganização positiva (questões 12 e 17), implica uma visão das situações mais favoráveis; Planeamento (questões 14 e 25), é uma forma de pensar qual a melhor estratégia de actuar perante a situação que lhe produz stress; Humor (questões18 e 28), está relacionada com a capacidade que o sujeito pode ter para fazer humor, perante um agente stressante, fazendo-se por vezes comentários irónicos; Aceitação (questões 20 e 24), é facto do sujeito aceitar a realidade de uma situação stressante; Religião (questões 22 e 27), está relacionado com o facto do sujeito se refugiar em crenças religiosas perante o stress; Culpa (questões 13 e 26), está inteiramente ligada com a dificuldade que o sujeito tem de se adaptar perante o stress, (Caver, Scheier & Weitraub, 1989).
S.
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