sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Biblioteca Nacional



212º ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DA REAL BIBLIOTECA PÚBLICA DA CORTE


http://www.bn.pt/

Felicito vivamente todos os funcionários e colaboradores da Instituição na data em se perfazem 212 anos da assinatura, pelo Príncipe Regente D. João, do Alvará Régio de 29 de Fevereiro de 1796 que criou a Real Biblioteca Pública da Corte de quem a Biblioteca Nacional de Portugal é legítima herdeira e sucessora. Esta Casa – o mais importante centro bibliográfico do nosso País –, de que muito nos orgulhamos, é devedora do trabalho empenhado de gerações de dedicados Funcionários e Colaboradores, bem como do generoso contributo dos seus Doadores e Mecenas, oportunidade que se aproveita, uma vez mais, para realçar.

A Biblioteca Nacional de Portugal orgulha-se do seu passado – com algumas, raras embora dolorosas, excepções – mas vai celebrá-lo visando o futuro. Nesta data, pelas 15h00, será efectuada aos responsáveis e funcionários dos respectivos sectores quer uma demonstração geral do funcionamento do módulo de circulação e empréstimo automatizado, que entrará em funcionamento já na próxima semana, quer a nova versão do Catálogo público em linha da BNP, primeiro passo para uma profunda reestruturação da PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos.

Trata-se, apenas, dos primeiros frutos visíveis do investimento que está a ser efectuado e do silencioso e aprofundado trabalho de intensa modernização e melhoria de todos os aspectos relacionados com o funcionamento dos Serviços. Até ao final do próximo mês, será colocada à disposição do público em geral a nova versão do Portal da BNP, que cumprirá todos os requisitos de acessibilidade. Prosseguem, entretanto, os trabalhos de reformulação e reequipamento da infra-estrutura informática a que se seguirá a total reestruturação da Biblioteca Nacional Digital (BND), de modo a adaptá-la aos exigentes desafios que a evolução das bibliotecas digitais coloca, designadamente os decorrentes de uma activa participação no projecto de criação da Fundação Biblioteca Digital Europeia.

E, finalmente, em meados do corrente ano, dar-se-á, após cumprimento de todas as formalidades legais, início às obras de Ampliação e Renovação da Torre de Depósitos, empreendimento absolutamente imprescindível para preservar o valioso património que Portugal confiou à nossa guarda e que constitui um importante testemunho de séculos de criação cultural e científica dos Portugueses.


Jorge Couto
Director-Geral

Sem comentários: