quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Maslach Burnout Inventory (M.B.I.)

Maslach Burnout Inventory (M.B.I.) – Inventário de Maslach para avaliação de burnout.

O burnout pode medir-se através do questionário de Maslach Burnout Inventory (M.B.I.) – construído em 1981 por Maslach e Jackson, é um dos instrumentos de auto-avaliação mais utilizados em todo o mundo, avalia o desgaste profissional.

A versão actual é formada por 22 itens sob a forma de Likert (sob a forma de afirmações), a cada um destes itens são atribuídos graus de intensidade que vão desde: 1 (nunca), 2 (algumas vezes por ano), 3 (uma vez por mês), 4 (algumas vezes por mês), 5 (uma vez por semana), 6 (algumas vezes por semanas) e 7 (todos os dias). O preenchimento deste questionário leva em média 10 a 15 minutos.

È composto por 3 sub-escalas: a “exaustão emocional”, a “despersonalização” e a “realização pessoal”.

Estas sub-escalas avaliam prováveis manifestações de burnout e embora digam respeito a extensões diferentes, estão relacionadas ao burnout, onde a “realização pessoal” está opostamente correlacionada com o síndroma
- A “exaustão emocional” é composta por 9 questões (1, 2, 3, 6, 8, 13, 14, 16, e 20), que traduzem sentimentos de se estar emocionalmente exausto e esgotado com o trabalho;
- A “despersonalização”, formada por 5 itens (5, 10, 11, 15 e 22) que descrevem respostas impessoais;
- E por último a “realização pessoal”, que é constituída por 8 questões (4, 7, 9, 12, 17, 18, 19 e 21), que descrevem sentimentos ao nível da capacidade e sucessos alcançados no trabalho com pessoas, esta última está inversamente correlacionada com o síndroma.

O burnout é conceptualizado como variável contínua, variando entre níveis classificados de baixo, médio e alto, baseando-se na norma americana.
Consideram-se pontuações baixas as que indicam valores abaixo dos 34 e a fiabilidade da escala ronda os 0,9.
Um nível baixo de burnout reproduz-se em scores baixos nas sub-escalas de “exaustão emocional” e “despersonalização” e scores elevados na “realização pessoal”.
Um nível médio de burnout é representado por valores médios nos scores das três sub-escalas.
Por último um nível alto de burnout traduz-se em scores altos para as sub-escalas de “exaustão emocional” e “despersonalização”, e scores baixos na “realização pessoal”, ou seja para a cotação das três dimensões do teste estão estipulados os intervalos rácios que correspondem a atribuições qualitativas.

No caso do “exaustão emocional” é considerado um nível de burnout elevado quando existem valores acima dos 27 pontos, entre 19-26 é indicador de níveis médios e abaixo de 19 corresponde a níveis de burnout baixos.
Quanto à “despersonalização”, as pontuações superiores a 10 são níveis altos, de 6-9 médios e inferior a 6 indica um nível baixo.
Por último a “realização pessoal” funciona opostamente ás anteriores, isto é, níveis maiores ou iguais a 40 é baixo, entre 34-39, médio e menor ou igual a 33 é um nível alto de burnout.
Por conseguinte, o somatório total das questões que contribuem para a composição de cada factor leva à obtenção dos seguintes valores mínimos e máximos:
- Exaustão emocional (9-63), Despersonalização (5-35) e Realização Pessoal (8-56).



A leitura dos resultados do estudo estatístico das sub-escalas é realizada em comparação com os valores revelados no manual norte-americano de Maslach e Jackson (1986), pelo facto de não existirem estudos aferidos à população portuguesa.


Na sua versão final por:
- Nove questões na sub-escala de “exaustão emocional”, onde são descritos os sentimentos de esgotamento emocional e exaustão com o trabalho;
- Cinco questões na sub-escala da “despersonalização” que nomeiam respostas impessoais, insensibilidade para com os utentes dos serviços, onde a ligação de ajuda está visível.
- Oito questões, que traduzem sentimentos ao nível da capacidade e sucesso alcançados, no trabalho com pessoas.
No final o inventário ficou com 22 questões, havendo a possibilidade de se associar um quarto factor, respeitante ao “envolvimento”, composto por três itens.
O coeficiente alfa Cronbach, permitiu avaliar a estabilidade interna do M.B.I., demonstrando no total das 25 questões um valor de 0,90, na sub – escala “exaustão emocional” 0,79, para a sub-escala “despersonalização” 0,77 e por fim para a sub -escala “realização pessoal” 0,71 (Maslach & Jackson, 1986).

A solidez temporal da referida escala foi avaliada através de uma correlação teste-reteste no intervalo de duas a quatro semanas, alcançando-se factores de exactidão de 0,60 para a sub-escala “despersonalização”, de 0,80 para a de “realização pessoal” e por último de 0,82 para a de “exaustão emocional”, embora estes factores diversifiquem de baixo até razoavelmente alto, todos são indicativos de nível de significância de p <0,001.


A aplicação do instrumento pôde ser efectuada após a sua tradução para português, porque esta foi dada a ler a alguns sujeitos ligados à área da saúde, para esclarecimentos de eventuais dificuldades na análise das questões, onde não foram encontrados nenhuns impedimentos.

S.

73 comentários:

amanda rodrigues disse...

Sou aluna de massoterapia do senac da cidade de Araçatuba.estamos realizando um trabalho de relação entre a massoterapia e a sindrome de Burnout.Gostariamos de mais informações sobre a escala de alfa.att:Amanda Rodrigues

anagirassol disse...

Olá,sou terapeuta ocupacional, trabalho há 19 com lesões vertebro medulares, no centro de reabilitação de alcoitão. Venho avaliando desde 2005 o grau de satisfação dos nossos utentes face aos cuidados por nós prestados e os resultados têm sido excelentes. Gostaria acgora de co relacionar isso e burnout, acontece que não sei qual a melhor forma de o fazer. Se por um lado tenho resultados de satisfação desde 2005, por outro lado , ao aplicar a 'Maslach...', ficarei apenas com um estudo de um ano fem relação aos terapeutas.Gostaria de obter um parecer da vossa parte em relação ao exposto.
Agradeço. Anabela Lopes

Natasha disse...

Boa noite. . .

Eu sou finalista da Licenciatura em Enfermagem e estou a realizar o meu projecto de monografia sobre o burnout em enfermeiros de cuidados paliativos. . . será que pode dizer (se possível) se MBI está traduzido e validado para Português? Onde conseguirei obter informações acerca de escalas de avaliação de burnout especificamente? Obrigada

Anónimo disse...

Olá! Sou psicóloga e gostaria de saber se esta escala está disponível para a populaçao portuguesa,


obrigada

alexandre disse...

Alexandre
Olá, escrevi um trabalho sobre a validação d MBI em língua portuguesa e resultou em 5 fatores usando analise fatorial.

Unknown disse...

Olá, sou aluna de administração da UFCG e gostaria de pedir mais informações sobre como analisar os valores da escala, pois realmente não consegui entender o porquê de se somar os valores das três dimensões se a dimensão Envolvimento Pessoal no Trabalho é oposta às outras.
Além disso, não entendi os valores mínimos e máximos.

Ane Bettiol disse...

OLA GOSTARIA DE RECEBER O QUESTIONARIO

A Moreninha disse...

Olá, sou estudante de pedagogia e gostaria de receber o questionário, se possível for com urgencia, ele esta em portugues?

Daieny e Núcio disse...

Olá,
Meu nome é Daieny e estou trabalhando com pesquisas sobre Burnout. Gostaria de receber o inventário.
Entre em contato:
daienyp@hotmail.com
Obrigada

idalina disse...

Eu sou aluna de doutoramento em psicologia, o meu estudo é sobre o burnout em professores. . . será que me pode informar (se possível) se MBI está traduzido e validado para Português? Onde conseguirei obter informações acerca de escalas de avaliação de burnout especificamente? Obrigada

Unknown disse...

Olá, sou estudante de Administração e gostaria de receber o questionario, obrigada!
contato:luciana_mbarros@hotmail.com

Paula Sicsú disse...

gostaria de receber essas escalas tmb, to fazendo meu trabalho com fisioterapeutas. obrigado!

Paula Sicsú disse...

meu email: apoliveira1@hotmail.com

Unknown disse...

oi tudo bem, eu gostaria de receber o questionário ou saber onde posso conseguir ele em português, sou estudante de pós graduação em urgência e emergência e gostaria de aplicar esse questionário no Corpo de Bombeiros, para notar a prevalencia dessa sindrome nessa população, meu email é formiguerense@yahoo.com.br, Rodrigo Paula Santos

Unknown disse...

olá, posso receber o questionário? med_adriana@hotmail.com

obrigadaa

Elaine Neves disse...

fiz minha pesquisa com o MBI-SS, mas estou tendo dificuldade em calcular.
minha pesquisa é em academicos de fisioterapia.
tem como me ajudar???
meu nome é Elaine Neves, Fortaleza-Ce.

Thayssa disse...

olá!!! posso receber o MBI??
estou fazendo um projeto de pesquisa sobre o estresse em profissionais da saúde e este intrumento me parece perfeito para este fim.

thay_777@hotmail.com

obrigada

Anónimo disse...

Olá, sou estudante de psicologia e estou fazendo um trabalho de pesquisa que utiliza o inventário de burnout. Gostaria de recebê-lo. pode me enviar?
Obrigada
Juliana

Unknown disse...

Olá
Sou professora de Psicologia e estou desenvolvendo, com meus alunos, uma pesquisa sobre estresse no trabalho. É possível eu receber o inventário de Burnout em português para eu disponibilizar para os alunos fazerem suas pesquisas?
Meu email é marziedamin@yahoo.com.br.
Obrigada
Marzie

JENIFFER PAULA disse...

Sou Jeniffer estudante de enfermagem estamos realizando um trabalho sobre a síndrome de Burnout nos profissionais de enfermagem no setor oncológico. gostaria de receber o questionário, se possível for com urgencia, ele esta em portugues?
Desde já agradeço.

Nath disse...

Por favor, alguém que tem o questionároio de burnout disponível poderia me enviar. Preciso dele pra minha monografia. naththth@hotmail.com. Obrigada.

katapsi disse...

Sou psicologa e masoterapeuta e estou niciando estudo sobre burnout em preofessores- dissertação e desejo mais informações sobre as incidencias entre professores do ensino medio.

P. Costa disse...

Gostaria de obter o MBI-HSS para cunhos científicos. Como faço para tê-lo?
P. Costa

Unknown disse...

Olá, sou psicóloga e estou iniciando uma pesquisa de burnout, como ou onde obtenho o inventário MBI?

sinaraguerra@gmail.com

katapsi disse...

Ola estou em busca do inventario de Jimenez et al quem souber por favor indique. Grata.

Nany disse...

Estou realizando uma pesquisa sobre a incidencia da sindrome de Burnout em uma rede publica de ensino e gstaria muito de ter acesso ao questionario M.B.I obrigada

Layna Lisboa disse...

o meu estudo é sobre o burnout em professores. . . será que me pode mandar o questionario MBI? E informações acerca de escalas de avaliação de burnout especificamente?

Obrigada

lay.filisboa@gamail.com

Unknown disse...

Olá!
Estou a fazer um trabalho sobre o burnout numa linha de apoio a clientes (call center) e estou a utlizar o Inventário do burnout - Forma Geral. Gostaria de saber se há a possibilidade de me fornecer os valores normativos do questionário para a população portuguesa. Não consigo encontrar essa informação em lado nenhum.
Obrigada

sofiafirmo@gmail.com

Cátia disse...

Boa tarde, tou a realizar uma tese sobre o burnout em agentes da psp.Há possibilidade de alguem me enviar o inventario? nao o encontro em lado nenhum. obrigada
catias_domingues@hotmail.com

Cátia disse...

Boa tarde, tou a realizar uma tese sobre o burnout em agentes da psp.Há possibilidade de alguem me enviar o inventario? nao o encontro em lado nenhum. obrigada
catias_domingues@hotmail.com

Unknown disse...

Bom dia,
Eu sou aluna de Mestrado em Psicologia e estou a fazer uma investigação sobre burnout. Já andei à procura e nao encontro este inventario à venda em lado nenhum. Será possivel enviarem-me o inventario mais a cotação?
Atentamente,
Ana MArtinez (geo.analuz@gmail.com)

Carol disse...

Boa noite.
Sou aluna de mestrado de Psicologia , e estou a realizar uma investigação sobre o Burnout. Não consigo encontrar este inventário. Será que era possível disponibilizar-mo com a respectiva cotação?.
Atentamente. Carolina Oliveira
(carol.voytila@gmail.com)

LuanaSDM disse...

Olá! Sou psicóloga, meu estudo é sobre burnout em psicologos da área organizacional Gostaria,s e possível, de receber o questionário.
luanapsi@hotmail.com

Oobrigada!
Luana Sena Del Maestro

Unknown disse...

Sou estudante de psicologia do Mackenzie e meu tcc será sobre o burnout e habilidades sociais, gostaria de saber como conseguir o inventário.
Aguardo um retorno.
Abraços,
Ingrid Ortega

Unknown disse...

Oi sou estudante de Psicologia,e apliquei a escala de Maslach com 22 questões e alternativa de 1 a 5, mas não encontro a correção.. como faço para encontrar?

rachel SP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rachel SP disse...

Olá, sou estudante de enfermagem da Unip e meu TCC é sobre a síndrome de Burnout em profissionais de saúde, gostaria de saber como faço para adquirir o questionário para aplica-lo. Se puder me ajudar,meu e-mail é rachel.marini@globo.com
Obrigado

Kathia de Castro Campos Tenor Autora do e-book Cinquenta Tons Corporativo - Uma Metáfora Empresarial disse...

Olá meu nome é Kathia e gostaria de saber como posso conseguir esse questionário. Pretendo desenvolver minha tese de mestrado sobre Burnout. Meu e-mail é kathiadecastro@gmail.com Obrigada pela atenção.

Angellyca Ramos disse...

Olá! Estou preparando minha tese de mestrado sobre o burnout, vc pode informar onde consigo ou enviar-me a escala?
Ft abç
Meu e-mail magelicaramos@ig.com.b

Mariana Martins disse...

Boa noite sou aluna de mestrado e estou a procura da cotação do inventário de Burnou- Versão geral de 16 itens. Não consigo encontrar a cotação desta. Existe a possibilidade de me ajudarem a encontrar. Obrigado
marianamfmartins@gmail.com

Mariana Martins disse...

Boa noite sou aluna de mestrado e estou a procura da cotação do inventário de Burnou- Versão geral de 16 itens. Não consigo encontrar a cotação desta. Existe a possibilidade de me ajudarem a encontrar. Obrigado
marianamfmartins@gmail.com

Mariana Martins disse...

Boa noite sou aluna de mestrado e estou a procura da cotação do inventário de Burnou- Versão geral de 16 itens. Não consigo encontrar a cotação desta. Existe a possibilidade de me ajudarem a encontrar. Obrigado
marianamfmartins@gmail.com

Dayane Vitor disse...

Olá sou aluna de psicologia, e o meu tcc é sobre burnout em profissionais atuantes nas emergências e preciso utilizar a escala de burnout para realizar minha pesquisa, mas não estou encontrando, alguem poderia me envia-lo, ou mesmo fornecer informações sobre onde encontrar. Dayane Vitor

dapaulla@hotmail.com

Clarice Coelho disse...

Olá, sou aluna do mestrado em saúde coletiva e pretendo fazer minha tese com Síndrome de Burnout em Enfermeiros. Gostaria de saber como adquirir o questionário de Burnout. Meu e-mail é: gvclh@yahoo.com.br
Atc, Clarice

Tairla disse...

Oi! Sou graduanda em psicologia, estou no 10° semestre e tenho um trabalho pra fazer sobre burnout. Me interessei pelo inventário MBI e gostaria de receber, se for possível. Meu email: tairlaandrade@hotmail.com

Tairla disse...

Oi! Sou graduanda em psicologia, estou no 10° semestre e tenho um trabalho pra fazer sobre burnout. Me interessei pelo inventário MBI e gostaria de receber, se for possível. Meu email: tairlaandrade@hotmail.com

António disse...

aluno de mestrado e quero utilizar o MBI, na dissertação do curso de psicologia, agradecia se possível informação de como obter o M.B.I. e a autorização para o uso do mesmo.Qualquer informação para o e-mail ajmorc@sapo.pt. Obrigado.

António disse...

aluno de mestrado e quero utilizar o MBI, na dissertação do curso de psicologia, agradecia se possível informação de como obter o M.B.I. e a autorização para o uso do mesmo.Qualquer informação para o e-mail ajmorc@sapo.pt. Obrigado.

Unknown disse...

Ola!Sou aluna de mestrado em gerontologia e gostaria de fazer a minha dissertação sobre o sindrome burnout em cuidadores formais de idosos, gostaria de utilizar a versão adapatada do MBI e tambem informação como posso obter a autorização da mesma. Agradeço desde já a atenção
anaritactb@gmail.com

Dimara Ribeiro disse...

Boa noite! Sou academica de Psicologia e preciso do modelo de correção do MBI com escala likert de 5 fatores para meu TCC realizado com pastores. E-mail - dimaurobr@gmail.com

obrigada

Dimara

Unknown disse...

Ola, meu nome é Lívia Samantha, e estou no 9º período do curso de Psicologia e estou fazendo meu TCC sobre a Síndrome de Burnout e gostaria de saber se poderia me enviar o inventário por e-mail por favor.
lih.caldas@hotmail.com

Daviane disse...

Olá Sou Daviane Windberg sou estudante de enfermagem e gostaria de possível me mandassem o questionário (M.B.I) no meu email daviane_cc@hotmail.com desde já Obrigada...

Daviane disse...

Olá sou daviane Cristine Windberg sou acadêmica de enfermagem não
estou conseguindo a (M.B.I)para o meu TCC poderia me mandar no meu email. Desde já Obrigada.

Daviane disse...

Olá Sou Daviane Windberg sou estudante de enfermagem e gostaria de possível me mandassem o questionário (M.B.I) no meu email daviane_cc@hotmail.com desde já Obrigada...

Unknown disse...

Sou finalista de Pós em ciência em Educação estou vou fazer minha pesquisa sobre a síndrome de burnout com professores do município onde resido. e gostaria de saber se poderia me enviar o inventário (MBI) por e-mail por favor.
ednamarfranco2@gmail.com

Unknown disse...

Ola, meu nome é Andrea, e estou fazendo meu TCC sobre a Síndrome de Burnout e gostaria de saber se poderia me enviar o inventário por e-mail por favor. drandreal@bol.com.br

Unknown disse...

Ola, meu nome é Andrea, e fazendo meu TCC sobre a Síndrome de Burnout e gostaria de saber se poderia me enviar o inventário por e-mail por favor.
drandrea@bol.com.br

Unknown disse...

Ola, meu nome é Andrea, e estou fazendo meu TCC sobre a Síndrome de Burnout e gostaria de saber se poderia me enviar o inventário por e-mail por favor. drandreal@bol.com.br

Unknown disse...

Olá, boa tarde.. estou finalizando a faculdade de Ed. Física, meu tema sera relacionado a Síndrome de Burnout, se possível poderia me enviar o inventário e a forma correta para calcula-lo. E se tiver algum material atualizado.Desde já agradeço.
joziaraujo81@gmail.com

Vivi Ann disse...

Olá,
Sou estudante de medicina e estou escrevendo o meu projeto do TCC sobre Burnout. Gostaria de saber se poderias me enviar a validação para o Português da MBI, bem como o inventário e o modo justo de calcula-lo.
Obrigada.
Vivian
(vivivanassi@gmail.com)

Unknown disse...

Estou fazendo uma monografia investigando Burnout na área de saúde. Pode me enviar o questionário MBI e me ensinar a calcular?

Unknown disse...

Olá, sou acadêmica de Psicologia e meu projeto de TCC é sobre burnout. Estou tendo muita dificuldade para encontrar a escala que é validada.Preciso ter essa escala para colocar no meu projeto. Meu e-mail é adeeh.psico@hotmail.com

Unknown disse...

como posso adquirir esse inventario,
anny

Unknown disse...

como posso adquirir esse inventario.
Maslach Burnout Inventory

Unknown disse...

Boa noite. Sou psicologa e gostaria de saber a cotação do MBI para estudantes por favor.
sirlenepsicologia@gmail.com

Obrigada

Unknown disse...

Boa noite. Sou psicologa e gostaria de saber a cotação do MBI para estudantes por favor.
sirlenepsicologia@gmail.com

Obrigada

SC Artes disse...

Olá!! Como faço para adquirir o inventario validado? agradeço

Unknown disse...

Ólá, boa tarde! Meu projeto de TCC é sobre a Síndrome de Burnout, gostaria de saber como faço para adquirir este este inventário validado em português? Poderia enviar para o meu e-mail por favor? rosangela.oliveiralife@gmail.com Obrigada!!

Ana Henriques disse...

Bom dia, estou a realizar a tese de mestrado sobre Burnout em trabalhadores por turnos, gostaria de saber como faço para adquirir este inventário em português? asolangesh10@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde, estou fazendo minha pesquisa de doutorado e gostaria de receber o questionário de burnout para professores em português. Poderia enviar para meu e-mail, por favor? ingrid.wushu@gmail.com

Unknown disse...

bom dia meu nome é Welida estou realizando ima pesquisa sobre a SB em enfermeiros plantonistas, poderia enviar o questionário MBI-GS para meu email: welidadays@gmail.com

Juliana Torres disse...

Olá, obrigada pelo seu site e pelas informaçoes que distribui! Estou tentando desenperadamente obter este questionario e não encontro a fonte. Como fazer para receber?
Agradeço muito se puder enviar para julianatsm@gmail.com
obrigada!

Unknown disse...

Olá,estou fazendo um Tcc sobre síndrome de burnout na contabilidade,como eu consigo o questionário para minha pesquisa,agradeço desde já.